Na Sala Cecília Meireles, soprano sul-africana Pumeza Matshikiza canta com pianista Priscila Bomfim

Reconhecida no mundo da ópera pelo seu timbre de veludo, sua voz quente e seu vibrato elegante, a incrível soprano sul-africana Pumeza Matshikiza se apresenta na Sala ao lado de Priscila Bomfim.

Pumeza Matshikiza rapidamente impôs sua presença, seu timbre de veludo, sua voz quente e seu vibrato elegante no mundo da ópera. A soprano entrou para o ateliê dos jovens cantores do Royal Opera House e descobriu o palco com pequenos papéis como do escudeiro em Don Carlo. Participou de master classes e logo ganhou o primeiro prêmio do concurso de canto Veronica Dunne em Dublin, em 2010. Em seguida veio o contrato de três anos com a Ópera de Stuttgart, que forjou seu repertório: Nanetta (Falstaff), Annchen (Der Freischutz), Susanna (As núpcias deFigaro), Zerlina (Don Giovanni), Pamina (A Flauta Mágica).

Após um primeiro disco Voice of Hope (2014), no qual homenageou músicas tradicionais da sua terra natal, o segundo disco, Arias (2016) de Pumeza abordou uma seleção com as maiores árias de ópera dos inúmeros papéis nos quais ela se ilustrou e se afirmou: Mimi, de La Bohème; Susanna, de Núpcias de Figaro; Liu, de Turandot; Dido, de Dido e Enéas e Concepcion, de A Hora Espanhola.

Priscila Bomfim iniciou seus estudos musicais em Portugal, onde venceu seu primeiro concurso de piano aos nove anos de idade. Graduou-se em piano com a distinção Summa cum Laude na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou com Mary Benaion, Luis Henrique Senise e Miriam Grossman. É Mestre em piano, tendo defendido o tema sobre Estratégias de Leitura à Primeira Vista e é graduada em Regência Orquestral, na classe do Prof. Ernani Aguiar.Priscila é pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde também trabalhou como maestrina assistente do Coro e atualmente é Maestrina Preparadora da Academia de Ópera Bidu Sayão, orientando jovens cantores solistas.

Elenco: Pumeza Matshikiza, voz. Priscila Bomfim, piano.

Dias da semana: Quarta