No Espaço Guiomar Novaes, violoncelista Antonio Meneses estreia série Tutti na Sala

Música

Na estreia da série Tutti na Sala, o violoncelista Antonio Meneses, que comemora 60 anos, será entrevistado pelo jornalista João Luiz Sampaio no Espaço Guiomar Novaes.

A série Tutti na Sala vai trazer para o público um novo olhar para os artistas, estudiosos e personalidades do mundo da música, em uma conversa mediada por um ou mais entrevistadores. O Espaço Guiomar Novaes, com capacidade para aproximadamente 130 pessoas, é ideal para aproximar o público do artista.

O primeiro convidado da série, o violoncelista Antonio Meneses, nasceu em 1957 em Recife, no seio de uma família de músicos (seu pai era 1º Trompa da Ópera do Rio de Janeiro). Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade, e aos 16 anos conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro que o convidou a frequentar sua classe em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart. Em 1977, ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional ARD de Munique e em 1982 o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou.

Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo: a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica da BBC, a do Concertgebouw de Amesterdã, a Sinfônica de Viena, a Filarmônica Checa, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de São Petersburgo, a Filarmônica de Israel, a Orchestre de la Suisse Romande, a da Rádio da Baviera, a Filarmônica de Nova Iorque, a National Symphony Orchestra (Washington D.C.) e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre outras.

Jornalista e crítico musical, João Luiz Sampaio é editor executivo da Revista Concerto e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, onde foi editor-assistente dos suplementos literários Cultura e Sabático e do Caderno 2. É autor de Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção, Guiomar Novaes do Brasil e Ópera à Brasileira, entre outros livros.

Elenco: João Luiz Sampaio (mediador)

Dias da semana: Domingo

Elenco Quando Ingressos Endereço