O violoncelo de Antonio Meneses e o piano de Cristian Budu juntos na Sala Cecília Meireles

Antonio Meneses começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade, e aos 16 anos conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro que o convidou a frequentar sua classe em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart. Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo: Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Concertgebouw de Amesterdã, entre tantas outras, sob a regência dos mais renomados maestros entre eles, Herbert von Karajan, Riccardo Muti, Mariss Jansons e Claudio Abbado. Tem sido convidado de importantes festivais de música, incluindo Festival Pablo Casals (Porto Rico), Salzburgo, Lucerna, Viena, Berlim. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara e desde Outubro de 1998, é membro do Beaux-Arts Trio. Realizou diversas gravações tanto com orquestras como em formações camerísticas e solo. Além de cumprir sua agenda de concertos, orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, Américas e Japão, sendo também professor titular de violoncelo na Hochschule der Künste de Berna, Suíça. Antonio Meneses toca um violoncelo de ALESSANDRO GAGLIANO – Nápoles ca. 1730.

Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e sensível pianismo vem sendo internacionalmente reconhecidos. Desde os 9 anos de idade, foi laureado com o primeiro lugar em diversos concursos, entre eles o 25º Concours International de Piano Clara Haskil na Suíca, considerado um dos mais importantes concursos da atualidade, e “WIld Card Ensemble Honors Competition” do New England Consevatory em Boston. Cristian desenvolve uma carreira intensa como solista e camerista, apresentando-se na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Israel. Apresentou-se com a Orchestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, entre outras.

Dias da semana: Sexta