Orquestra de Sopros da UFRJ toca Gershwin, Almeida Prado e Ripper na Sala Cecília Meireles

O concerto, que conta com a participação de dois grandes pianistas, Aleyson Scopel e Robervado Linhares, traz no programa obras de Gershwin, Almeida Prado e João Guilherme Ripper.

A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ. Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. É responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais.

Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ e também diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Mantêm uma agenda como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas.

Conhecido por seu perceptivo lirismo e sobriedade técnica, o pianista Aleyson Scopel percorre as mais importantes salas de concerto do Brasil, frequentemente à frente de grandes orquestras. Além das obras-primas dos grandes compositores do repertório pianístico, Aleyson possui ávido interesse por peças contemporâneas que traduzem a modernidade idiomática do instrumento.

O pianista e musicólogo Robervaldo Linhares é detentor do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música- Brasil, do 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano Art-Livre e do 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano do Instituto Brasil-Estados-Unidos – Rio de Janeiro (1997). É mestre em Música pela UNIRIO e bacharel em Música, Piano, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor nesta instituição desde 2009.

Elenco: Orquestra de Sopros da UFRJ. Marcelo Jardim, regência. Aleyson Scopel, piano. Robervaldo Linhares, piano

Dias da semana: Quinta