Orquestra Rio Camerata toca Händel na Sala Cecília Meireles

Com participação ativa no cenário musical do Rio de Janeiro, a orquestra, fundada em 1986 pelo Maestro Israel Menezes, apresenta o Festival Händel.

A Orquestra Rio Camerata foi fundada em 1986 e tem tido desde então grande participação no cenário musical do Rio de Janeiro. Realizou concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Museu de Arte Moderna (MAM), Sala Baden Powell, Sesc – em diversas unidades-, Senai, Leme Tenis Clube, Teatro da UFF, Teatro do Clube Hebraica, Associação Scholem Aleichem,Teatro Ziembinsky entre outros. A orquestra já teve como solista nomes como Jose Botelho (Clarineta), Aloisio Fagerlande (Fagote), Flavio Melo (Trompete), Murilo Barquete (Flautim), Duo Santoro (Violoncelos), Claus Collatz (Violino), Iva Rossi (Violino), Sônia Katz (Violino), além de Andrea Ridilla (Oboé-EUA) e Philip Doyle. Em seus concertos, também utiliza músicos da própria Orquestra como solistas, no sentido de valorização e prestígio de seus componentes. Em maio de 1998 foi reconhecida de utilidade pública pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ,- Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi professor substituto por 4 anos, Israel Menezes fez cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernest Read Music Association (ERMA). Tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programas inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras.Em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela Associação Brasileira de Artes, Cultura e Educação – ASBACE – com a “Comenda Carlos Gomes” e em Fevereiro de 2016 promovido a Chanceler Internacional pela mesma instituição.

Elenco: Orquestra Rio Camerata. Israel Menezes, regência; Licio Bruno, baixo solista. Coral da PUC Rio – Geraldo Leão, regência / Glaucia Henriques, preparadora vocal

Dias da semana: Sábado