Os 120 anos de Francisco Mignone são celebrados no Espaço Guiomar Novaes

Acontecimento histórico, o concerto traz os 12 estudos violonísticos de Francisco Mignone, uma bela e singular homenagem aos 120 anos de nascimento deste mestre da música nacional.

Francisco Mignone foi compositor, pianista e regente, de aprendizado informal (em rodas de choros) e acadêmico (conservatórios de São Paulo, Milão e Paris). Em 1.024 obras eruditas e populares, sintetizou a identidade brasileira e integrou-a à modernidade.

Desde 1970, seus 12 Estudos para violão (com influências de modinha, seresta, choro, música caipira e nordestina) estão mundialmente celebrizados como tecnicamente insuperáveis e, pelo mesmo motivo, são raramente tocados e gravados. Para mudar esta situação e (re)introduzi-los ao público, o destacado violonista Cyro Delvizio desenvolve Doutorado em performance na USP sobre o tema, além de concertos. Possui capacidade suficiente para deleitar a plateia com a musicalidade de Mignone, bastando dizer que realizou turnê de 130 concertos em todos os estados brasileiros pelo Sesc Sonora Brasil 2013/14 e tocou, ensinou e ministrou palestra no Guitar Foundation of America International Convention em 2015/16, o festival mais importante de violão clássico dos EUA, além de ter sido premiado em concursos de violão, de composição e de pesquisa.

Acontecimento histórico, a performance integral dos 12 estudos violonísticos do autor marca também uma bela e singular homenagem aos 120 anos de nascimento deste mestre maior da música nacional.

Elenco: Cyro Delvizio, violão solo. José Schiller, apresentação

Dias da semana: Quinta