Para as crianças, “A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina” no Teatro Armando Gonzaga

Infantil

Marcelino é um boi muito querido e estimado por Madalena, a mulher do fazendeiro Gumercindo, temida por ser uma fera. Madalena está preparando uma grande festa para comemorar os 15 anos de Marcelino e manda seu marido tomar conta do boi. Catirina, a filha do casal, encanta Nego Chico, o empregado da fazenda, no ritmo do lundu e promete entregar seu coração caso ele lhe traga a língua do boi para comer.

Nego Chico é surpreendido pela personagem lendária Matinta Pereira, que se oferece para ajudá-lo a derrubar o boi com uma flecha encantada, com a condição de receber em troca seu coração. Após a flechada, o fazendeiro vê o boi no chão e se desespera ao perceber que estará em maus lençóis caso sua mulher descubra, e manda chamar um médico, que não resolve nada. Então, apela para um pajé tentar curar seu boizinho.

O pajé recebe o espírito de Matinta Pereira, que entrega a tramoia que Nego Chico fez com ela. Madalena chega e vê o boi no chão, e a confusão está armada de vez!

"A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina" é um texto do tipo farsa inspirado nas tradições do Boi-Bumbá, uma festa típica do Norte brasileiro.

Nesta lenda, com variações regionais, uma moça quer comer a língua do boi preferido de um fazendeiro, e quando o empregado da fazenda (seu marido ou pretendente, dependendo da versão) corta a língua do boi para dar à moça, sofrerá as consequências desse ato de amor. Ele só consegue se livrar do castigo graças a um pajé que ressucita o boi, e com uma língua nova!

O espetáculo honra essa tradição folclórica do Brasil de forma farsesca e muito bem-humorada.

Autoria: Adriano Barroso

Direção: Elenco

Elenco: Breno Paraizo, Camila Oliveira, Eder Júlio de Souza, Lotus Osava, Luiz Guilherme Figueira, Marcione Pará, Rafael O’Donnell, Ricardo Lopes

Dias da semana: Sábado, Domingo

Elenco Quando Ingressos Endereço