Premiado Duo Halász na Sala Cecília Meireles

Música

Exaltada pela crítica internacional na sua estreia para a gravadora sueca BIS como “uma soberba virtuose possuidora de uma técnica prodigiosa” (American Record Guide), a brasileira Débora Halász representa um dos maiores expoentes dos pianistas latino-americanos de sua geração.

Vencedora dos mais importantes concursos brasileiros de música - como Jovens Solistas, Eldorado, Sul América e Chopin - , estreou, aos 15 anos de idade, com a OSESP recebendo nesta ocasião o prêmio da crítica como melhor solista do ano. Depois de haver estudado no Brasil com Beatriz Balzi e Myrian Daueslberg e se diplomar em Direito pela USP, recebeu uma bolsa do governo alemão para a Musikhochschule de Colônia, aperfeiçoando-se com Pavel Gililov. Com uma vasta discografia, a pianista já se apresentou em festivais e séries de concertos por vários países da Europa, EUA e América Latina. Débora Halász é docente na University of Music and Performing Arts de Munique.

Franz Halász, violonista alemão nascido nos Estados Unidos, representa um dos pontos culminantes entre os artistas conceituados do mundo violonístico. Sua carreira ganhou impulso internacional ao vencer sucessivamente em 1993 por unanimidade os concursos “Andrés Segóvia” na Espanha e “Seto Ohashi” no Japão. As dimensões orquestrais de suas interpretações, sua clareza técnica fenomenal, bem como a precisão de sua visão musical – como tem afirmado a crítica especializada – tem entusiasmado platéias desde Tokyo até Nova York. Franz Halasz recebeu em 2007 o “Premio Cultura” do Governo da Bavária juntamente com Eon pelo seu trabalho artístico como performer e docente. É atualmente chefe da cátedra de violão na Musikhochschule für Musik und Theater em Munique depois de ter sido por vários anos catedrático na Faculdade de Musica de Nürnberg. Com a pianista brasileira Débora Halász forma desde 1995 o Duo Halàsz de Violão e Piano reconhecido internacionalmente pela qualidade de suas interpretações e originalidade de seus programas.

Premiados, em 2015, com o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, pelo álbum Alma Brasileira, o Duo Halász interpretará composições do CD.

Elenco: Débora Halász, Piano; Franz Halász, Violão

Dias da semana: Sábado

Elenco Quando Ingressos Endereço