Sala Cecilia Meireles recebe maratona de bandas de musica do estado do Rio de Janeiro

Música

A banda de música é das manifestações mais tradicionais da cultura brasileira e, no estado do Rio de Janeiro, sua criação remonta ao século XIX. Bandas civis amadoras multiplicaram-se pelas vilas e cidades, reproduzido o modelo das bandas militares, observado nos uniformes, repertórios, organologia e até mesmo na presença exclusivamente masculina, característica que foi alterada há apenas algumas poucas décadas. Dentre as primeiras gravações comerciais realizadas no Brasil, no início do século XX, algumas foram feitas por bandas de música. Estas instituições, para além do seu papel pedagógico e social na formação de músicos e cidadãos, são guardiãs da memória da música brasileira, através dos seus ricos acervos e arquivos musicais.

A Maratona de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro é uma realização da Sala Cecília Meireles em parceria com a Associação de Bandas de Música do Rio de Janeiro – ASBAM-RJ. No evento, que será realizado em dois dias, 12 de bandas de música civis de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro como: Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Laje do Muriaé, São Fidélis, Petrópolis, Miracema, São João da Barra e Varre-Sai se alternarão no palco da Sala Cecília Meireles apresentando o melhor dos seus repertórios, nos mais variados estilos. Além das bandas civis participarão, como convidadas especiais, a Banda Sinfônica do 1º Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador e da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no encerramento de cada dia de apresentações.

Nesta edição da Maratona , o grande homenageado será o compositor Joaquim Naegele que, em 2019, completaria 120 anos de nascimento. Reconhecido como um dos mais importantes compositores brasileiros de música para bandas do século XX, desenvolveu igualmente, grande atividade pedagógica formando centenas de músicos nas bandas e grupos que dirigiu. Para celebrar tão importante efeméride, cada banda apresentará uma obra diferente do autor nos dois dias de espetáculos.

Elenco: Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Banda do Colégio São Vicente de Paulo (Niterói), Lira Santa Cecília (Varre Sai), Banda Portugal (Rio de Janeiro), Sociedade Musical Lira da Esperança (Laje do Muriaé) Banda Musical União dos Operários (São João da Barra), Banda do 1º Batalhão de Guarda-Batalhão do Imperador

Dias da semana: Sábado

Elenco Quando Ingressos Endereço