Tarde de Beethoven, Mendelssohn e Debussy com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na Sala Cecília Meireles

A mais antiga orquestra do Rio de Janeiro apresenta obras de Beethoven, Mendelssohn e Debussy. Com a participação do Coro Sinfônico da UFRJ.

A Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro, com 92 anos. Diversos regentes com ela atuaram, entre eles os compositores Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernandez e José Siqueira. Atualmente, está sob a direção de Ernani Aguiar. Em 1997, realizou a gravação integral do Colombo de Carlos Gomes, que mereceu dois importantes prêmios. Suas funções acadêmicas visam o treinamento e a formação de novos profissionais de orquestra, solistas e regentes. Uma de suas principais características é a valorização da produção musical brasileira, já tendo executado mais de uma centena de obras em estreia mundial.

Professor de regência na Escola de Musica da UFRJ e diretor artístico da OSUFRJ, Ernani Aguiar atua junto às principais orquestras do país. Como compositor, alcançou expressivo sucesso no Brasil e no exterior. Estudou com Paulina d’Ambrosio e Santino Parpinelli (violino e viola), César Guerra-Peixe (composição) e Carlos Alberto Pinto Fonseca (regência). No Conservatório Cherubini de Firenze estudou com Roberto Michelucci (violino) e Annibale Gianuário (regência). Fez cursos de aperfeiçoamento em regência na Itália com Franco Ferrara, Adone Zecchi e Giuseppe Montanari e na Alemanha com Sergiu Celibidache. É mestre em música pela UFRJ.

Victor Hugo Rego é integrante do naipe de clarinetas da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e da Orquestra Jovem Paquetá e já realizou concertos nas mais importantes salas de concerto e teatros do Rio de Janeiro. É integrante também do Trio Spohr, tendo em 2014 ficado entre os finalistas no concurso de música de câmara do Festival Villa-Lobos. Em 2015 foi um dos vencedores do concurso para jovens solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em 2012, iniciou o curso de Bacharelado em Clarineta na UFRJ, na classe dos professores José Batista Jr. e Cristiano Alves.

Elenco: Ernani Aguiar, regência. Victor Hugo Rego, clarinete

Dias da semana: Domingo