Trio de piano, clarineta e voz se apresenta no Espaço Guiomar Novaes

Música

Com um programa cuidadosamente escolhido, o pianista Giulio Draghi, o clarinetista Paulo Sérgio Santos e a soprano Veruschka Mainhard se apresentam no Espaço Guiomar Novaes. Para a abertura deste recital, foi escolhida a Elegia para Piano e Clarineta de Feruccio Busoni, compositor que comemoraria 150 anos de nascimento em 2016. Apesar das longas e belíssimas frases melódicas, Busoni não se esquece que está compondo num momento de grave crise tonal: suas arrojadas harmonias presentes no acompanhamento do piano traduzem com fidelidade a inquietação dos compositores austro-germânicos de sua época.

Ainda na primeira parte do recital, Giulio e Paulo Sérgio apresentam a Sonata n. 1, opus 120, de Brahms, umas das obras de câmara mais felizes do compositor alemão.

A segunda parte do recital traz oito Lieder de Paul Kammerer (1880 - 1926). Renomado biólogo acusado no fim da vida de fraudar protocolos científicos, Kammerer cometeu suicídio nos alpes de Viena. Um dos múltiplos interesses de Paul Kammerer era a música e, mesmo tido como um amador, suas canções se colocam muito acima de uma plêiade de compositores profissionais da época. O conjunto de oito lieder em questão retrata com perfeição a saudosa Viena Fin-du-Siécle. Após as canções de Kammerer, os músicos apresentam a famosa balada “Die Loreley”, de Liszt, uma das mais emblemáticas canções do compositor húngaro. Encerrando o programa, o lied Hirt auf dem Felsen (O pastor no rochedo), de Schubert, escrito para a combinação pouco usual de piano, voz e clarinete, todos igualmente exigidos.

Elenco: Giulio Draghi, piano. Paulo Sergio Santos, clarineta. Veruska Mainhard, soprano.

Dias da semana: Quarta

Elenco Quando Ingressos Endereço