Trio Nobile se apresenta na Sala Cecília Meireles

O trio, composto por destacados artistas do cenário internacional, apresenta neste concerto um contrastante programa com obras de Beethoven e Ravel.

A feliz junção do espírito brasileiro com uma musicalidade espontânea levou a brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun a ser considerada como uma das artistas mais interessantes, no cenário mundial, nos últimos anos. Estudou na Escola de Música da UFRJ e na Royal Academy de Londres. Trabalhou com pianistas de prestígio como Nelson Freire, Jaques Klein, Stephen Kovacevich, Fou Ts’Ong e com Mercês de Silva Telles em Paris. Grandes compositores como Francisco Mignone e Marlos Nobre dedicaram-lhe obras.

O inglês Anthony Flint estudou no Conservatório Real de Toronto e na Universidade de Indiana, Bloomington, onde foi aluno de James Buswell, Larry Shapiro, Franco Gulli e Joseph Gingold. Foi líder de várias orquestras no Canadá e nos EUA, incluindo a Sinfônica da Rádio da CJRT, em Toronto e a Orquestra de Illinois, Chicago. A partir de 1989, atuou como concertmaster da Orchestra della Svizzera Italiana, Lugano. Recentemente foi nomeado spalla da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Belo Horizonte, Brasil.

Johann Sebastian Paetsch nasceu em Colorado Springs em 1964 numa família de músicos. Desde a infância, desenvolveu uma vasta experiência em música de câmara. Estudou na Universidade Butler e na Universidade de Yale, onde obteve sua Graduação e Mestrado. Participou de master classes com Yo-Yo Ma, Rostropovitch, e Micha Maisky e ganhou inúmeros prêmios, como o Emmanuel Feuermann e o Young Musicians Foundation Competition em Los Angeles. Toca em um violoncelo de 1730 construído por Matteo Goffriller. Desde 1992, é o líder do naipe de violoncelos da Orquestra della Svizzera Italiana em Lugano, na Suíça.

Elenco: Trio Nobile: Clélia Iruzun, piano; Anthony Flint, violino; Johann Sebastin Paetsch, violoncelo

Dias da semana: Sexta