Violino e violoncelo do Duo Ayous no palco do Teatro Arthur Azevedo

O Duo Ayous nasceu na cidade de Maastricht (Holanda), em 2014, a partir da colaboração de dois jovens músicos: Aline Pascutti e Raul Andueza.

Sua atividade artística começou com a interpretação da Sonata para violino e violoncelo de Maurice Ravel nos recitais de final de Mestrado de ambos os componentes do duo. Foram os primeiros alunos do Conservatorium a interpretar tal obra durante o curso. Receberam, então, extensa orientação acadêmica por parte dos mestres Mirel Iancovici, Robert Szreder e Piotr Jasiurkowski. Na Holanda e na Bélgica, participaram do programa beneficente de música para idosos (Jong Voor Oud), além de outros concertos na região.

Participaram também como duo do Forum Musikae em 2014, festival realizado em Madrid (Espanha), onde foram orientados pelo professor Oliver Wille. Sua atividade se desenvolve também no Brasil. No ano de 2015 foram finalistas do Concurso de Música de Câmara Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Têm previstos para 2016 concertos no Rio International Cello Encounter, no Sesi Cultural Macaé no II Osasco Cultural e no Teatro Arthur Azevedo. Integram também o Quarteto Françaix, com a oboísta Maria Fernanda Gonçalves e o violista Samuel Passos.

O concerto apresenta ao público um repertório contemporâneo de relevância tanto internacional quanto nacional para esta formação instrumental, incluindo a “Sonata para Violino e Violoncelo” de M. Ravel, o “Duo” de Ernani Aguiar e “Deux |Choros” de Villa-Lobos.

Tais obras dialogam entre si ao explorarem elementos do folclore brasileiro (no caso dos compositores nacionais) e oriental, além de outas influências.

Como peça para “Bis”, inclui também a “Danse Macabre”, de Camille Saint-Saens.

Durante a apresentação, os músicos buscam estimular o interesse do público com breves explanações sobre as obras e compositores, criando uma relação de diálogo e proximidade dos artistas com a plateia.

Elenco: Aline Pascutti e Raul Andueza

Dias da semana: Quinta